sábado, 30 de junho de 2012

VERDE É VIDA...

VERDE QUE TE QUERO VERDE!
O projeto teve por justificativa promover momentos de interação da criança com o meio ambiente, legitimando a construção de conceitos pertinentes através do prazer, da interação, da observação, das experiências e descobertas. Sensibilizado nossos alunos a perceberem o encanto e a importância de tudo aquilo que a natureza nos oferece, do respeito e preservação. Bem como favorecer a construção de alimentação saudável como promoção de saúde e redução no descarte de lixo industrializado.

DEGUSTAÇÃO E PREPARAÇÃO DE SALADA DE FRUTAS...
TURMAS 30 E 31




CONSTRUÇÃO COM SUCATA COMO FORMA DE REGISTRO...








PRESERVE!

DEGUSTAÇÃO E PREPARAÇÃO DE SALADA VERDE ...
TURMAS 40 E 41










PLANTANDO FEIJÕES...(EI 40 E 41)







E ALPISTE (EI 51)




E DRAMATIZANDO....A LINDA ROSA JUVENIL
RESGATANDO NOSSA CULTURA E INCENTIVANDO O RESPEITO, O AMOR E CUIDADO COM O MEIO AMBIENTE....


E NÓS "PLANTAMOS" E "REGAMOS" NOSSOS PEQUENINOS COM FÉ DE QUE SE TORNARÃO FUTUROS CIDADÃOS CAPAZES DE VIVER EM HARMONIA COM A NATUREZA E CAPAZES DE TRANSFORMAR A REALIDADE EM QUE VIVEM CRIANDO ALTERNATIVAS SUSTENTÁVEIS DE DESENVOLVIMENTO.

VERDE É VIDA!

VERDE É VIDA

Conhecendo os animais...
O projeto teve por objetivo, incentivar a construção de  uma postura investigativa diante do meio, estabelecendo relações, explorando, observando, ampliando e construindo conceitos pertinentes. Valorizando a importância e o respeito à biodiversidade, agindo em prol da preservação.


"Tú te tornas ETERNAMENTE responsavél, 

por aquilo que cativas!"

Pequeno Príncipe































COMPROMISSO RIO+20....


Promover momentos de interação entre a criança e o meio ambiente proporcionando a construção de conceitos através do prazer, da interação, das experiências, das observações e descobertas. Sensibilizando os alunos a perceberem o encanto e a importância de tudo aquilo que a natureza nos oferece, do respeito e preservação.
Para isso será preciso criar espaços de contato com a natureza, inexistentes, em nossa Creche, como plantio de sementes, criação de hortas e floreiras, utilizando garrafas Pet e pneus como recurso material. Fazendo uso dos resíduos orgânicos e restos de comida da merenda como adubo. Esse será um espaço físico rico e contribuirá para o desenvolvimento da cidadania e a construção de novos hábitos e atitudes.
Propor atividades de contato com a natureza, com os animais, com o solo, com a água e etc. priorizando as experiências, a observação e as descobertas. Bem como aulas passeio (observação da Comunidade, atividades extraclasse, visita a ao Zoológico, Jardim Botânico, Parque do Mendanha e etc.).
Reduzir o consumo de materiais didáticos, priorizando o uso de materiais alternativos e reaproveitados (sucata) nas atividades pedagógicas cotidianas com as crianças, oportunizando a reciclagem e a criatividade reduzindo a quantidade de lixo da Creche, uma forma de economizar, criar e garantir a preservação do meio ambiente e favorecer a construção de hábitos e atitudes sustentáveis e conscientes.
Divulgar o Blog da Creche (cmvprogresso.blogspot.com), espaço virtual para divulgação dos projetos e atividades desenvolvidos, bem como troca de experiências.
Incentivar uma postura menos consumista promovendo brechó e Clube de trocas, incentivando a construção de brinquedoteca e lembrancinhas comemorativas usando material alternativo.
Envolver a comunidade escolar nos princípios básicos da sustentabilidade incentivando o envolvimento de todos para que o projeto atinja o sucesso esperado.
Promover amostras pedagógicas, reuniões, palestras, ações sociais e comunitárias (plantio de sementes, passeata, coleta de lixo, construção de floreiras com pet etc.) passeios, oficinas, gincanas e etc. incentivando o envolvimento e participação da comunidade escolar. Bem como estabelecer parcerias com entidades públicas e privadas que nos auxiliem.
Conhecer e divulgar as práticas sustentáveis desenvolvidas pela Comunidade  como a coleta de óleo de cozinha realizado pelo Sr. João Galdino, gestor do Parque do Mendanha, as ações do Eco ponto, da COMLURB dentre outras. Incentivando as atitudes saudáveis e conscientes, mesmo que pequenas, mas que realizadas com continuidade e dedicação podem se multiplicar e garantir um futuro melhor para as próximas gerações.
Favorecer a construção de novos hábitos e atitudes sustentáveis de alimentação saudável composta por frutas, verduras e legumes, reduzindo a quantidade de lixo industrializado e promovendo saúde, visto que o lixo orgânico pode ser utilizado como adubo e são facilmente absorvidos pelo meio ambiente. Bem como evitar desperdícios de alimento durante a confecção e distribuição da merenda diariamente.
Promover e incentivar o descarte seletivo do lixo, separando os materiais recicláveis dos orgânicos e preferir materiais de fácil absorção e degradação cotidianamente.
Efetivar o descarte seletivo do lixo da Creche através da aquisição de lixeiras para coleta seletiva e a construção de lixeiras para as salas de aula usando caixas de papelão. E encaminhar os materiais recicláveis ao Eco Ponto através do Sr. Angolano morador vizinho a Creche.
Incentivar e reduzir o Consumo de água e evitando desperdícios. Não deixando bicas abertas enquanto lava a louça, escova os dentes, toma banho, evitar banhos demorados, acumular roupas para lavar e reaproveitar a água para lavar calçadas, automóveis, evitando o uso de detergente e produtos químicos de limpeza, e etc. agindo de modo consciente.
Bem como reduzir o consumo de energia elétrica evitando deixar aparelhos eletroeletrônicos ligados, apagar lâmpadas e desligar ventiladores ao deixar o ambiente, optar pelo uso de lâmpadas fluorescentes e etc. conscientizando a todos dos impactos causados no ambiente a cada construção de uma hidrelétrica bem como conhecer as outras formas de produção de energia mais sustentáveis como a eólica e a solar.
Utilizar os recursos financeiros a fim de adquirir materiais biodegradáveis, reciclados, bens permanentes com certificação ambiental e ainda investir em obras que visem á economia de recursos como água e energia elétrica.
Otimizar o tempo, o espaço físico e os recursos disponíveis a fim de alcançar os objetivos. Assim, estaremos contribuindo para a formação de cidadãos com capacidade de desenvolver suas atividades em comunhão com a natureza. Fazendo uso de recursos naturais e minerais de modo sustentável e capazes de criar novas alternativas.


A cOmEçAR pOr MiM....

ADOTE TAMBÉM ESSA IDÉIA!!!!!

sexta-feira, 8 de junho de 2012

COMER,COMER...É O MELHOR PARA PODER CRESCER SAUDÁVEL....

VOCÊ SABE DE ONDE VEM O AÇÚCAR?
DA CANA!
VOCÊ SABE DE ONDE VEM O FUBÁ?
DO MILHO!
VOCÊ SABIA QUE A ERVA DOCE NÃO É DOCE?
E SABE O QUE FAZEMOS COM TODOS ESSES ALIMENTOS?

BISCOITOS!!!!!!!!!!!!!!!
VAMOS COMEÇAR A COZINHAR.....



E TAMBÉM FAZER BAGUNÇA!!!!! KKKKK



CONTANDO....




AGORA É SÓ MISTURAR BEM...


E DAR A FORMA QUE QUISER....



COLOCAR NO FORNO E ESPERAR....


HUMMMMMMMMMMMM....
FICARAM DELICIOSOS....






E DEPOIS...